sexta-feira, 15 de maio de 2009

Macieiras

Nunca fui infeliz com uma macieria por perto!
Desde o início dos meus tempos,
Antes de mim e muito antes de deus ter morrido,
Fui feliz em cima e por baixo delas.
Nuas ou vermelhas e verdes,
Ou só verdes, ou verdes e amarelas,
Todas me acompanharam no prazer de sem dor
Que é a felicidade.

No ínício dos tempos, eu só, em cima de uma,
No jardim do posto da Guarda Fiscal,
Provando a saborosa acidez
Da minha primeira maçã reineta.

Na página seguinte da bíblia, eu,
Desta vez com uma menina loira
E o meu primeiro beijo,
Debaixo das macieiras da tia
(que não me era nada) Maria Alice.

Há menos vidas atrás,
No lameiro do meu avô no Carvalhal,
Em Agosto, curando à sombra de uma,
A doce náusea do dia seguinte
Das primeiras-comunhões da amizade,
Com as conquistas pequenas,
Maiores que as para o nada de hoje
Recebendo-se tudo.

Já não me lembro da última vez,
Em que por perto,
Esteve uma macieira.


Rantasalmi - Savonlinna

15-05-2009
João Bosco da

Sem comentários: